Ícone do site Jornal O Sul

Críticas de Donald Trump provocam forte reação da Europa

Trump disse que a chanceler alemã, Angela Merkel, cometeu um “erro catastrófico” com sua política de portas abertas para imigração.(Foto: Marcelo Regua/AD)

As críticas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, só servem para fortalecer a solidariedade europeia, disse nesta terça-feira o ministro das Finanças francês, Michel Sapin.

“Quanto mais ele (Trump) fizer esse tipo de declaração, mais os europeus irão cerrar fileiras”, disse Sapin a repórteres.

Trump disse que a chanceler alemã, Angela Merkel, cometeu um “erro catastrófico” com sua política de portas abertas para imigração, de acordo com entrevistas publicadas no domingo pelo jornal The Times, de Londres, e Bild, da Alemanha.

Sapin disse que tal criticismo é inaceitável. “O ataque à chanceler não é um argumento que podemos aceitar como franceses ou
como europeus”.

“A União Europeia continuará unida. Estou 100% certa disso”, disse a chefe da diplomacia do bloco, Federica Mogherini, ao fim de uma reunião de chanceleres da UE.

Mogherini também lembrou que o Reino Unido não poderá negociar um acordo comercial com os Estados Unidos enquanto continuar sendo membro da UE, contrariando Trump, que disse querer um pacto bilateral “rapidamente”.

Sair da versão mobile