Ícone do site Jornal O Sul

Crivella decreta estado de calamidade pública no Rio

"O importante é que em locais abertos, sem máscara, não se deve aglomerar", disse o prefeito. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Por RedeTv! / Agência Brasil

O prefeito Marcelo Crivella decretou estado de calamidade público depois da forte chuva que atingiu a cidade do Rio de Janeiro no início da semana e deixou 10 mortos. O decreto de número 45805, foi publicado no Diário Oficial, nesta quinta-feira (11).

O estado de calamidade pública tem duração máxima de 180 dias e também se aplica em casos de desastres naturais. A medida permite, por exemplo, que o poder público faça contratações sem licitação para resolver situações de emergência. A medida também solicita o apoio financeiro do Governo Federal.

Na mesma publicação desta quinta-feira (11), Crivella descongelou cerca de R$ 40 milhões em verbas contingenciais desde fevereiro. O montante será usado em investimentos de drenagem e manitenção da rede de águas pluviais da zona oeste.

A cidade segue em estágio de crise (o mais grave de três níveis da Defesa Civil) há quase 60 horas, desde as 20h55 de segunda-feira (8). Ainda há vários pontos de alagamento, vias bloqueadas e riscos de deslizamentos. Apesar disso, segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, não deve chover nesta quinta-feira (11) na capital fluminense.

Sair da versão mobile