Ícone do site Jornal O Sul

Cuidados essenciais para manter a integridade e a saúde do cabelo

Ame seus fios, respeite suas características e capriche nos cuidados básicos. (Foto: Reprodução)

Amar e aceitar seus fios é o primeiro passo para ver e sentir o melhor do seu cabelo. O segundo é manter uma rotina de cuidados a fim de evitar que ele se torne fraco e quebradiço e mais do que investir em tratamentos no salão, cuidar do cabelo inclui desde saber escolher os melhores tipos de produtos para você até seguir algumas atitudes diárias no dia a dia.

Para te ajudar nessa missão, listamos dicas simples, porém essenciais, para você manter o cabelo saudável e bonito em casa.

1. Preste atenção na lavagem

Segundo a dermatologista e tricologista de Minas Gerais Kédima Nassif, o primeiro passo é entender que o xampu é usado para lavar o couro cabeludo e não os fios, ou seja: o produto deve ser aplicado na raiz do cabelo, onde se acumulam as sujidades e oleosidade excessiva “Nunca aplique o produto diretamente na pele: coloque-o sobre as mãos e então, espalhe uniformemente pela pele da região. Se você lava os cabelos diariamente ou é adepta ao uso de descoloração e modeladores térmicos, use xampus com agentes de limpeza mais suaves como os cremes de limpeza e evite os surfactantes fortes como o Lauril. Hoje, dispomos dos pré xampus protetores dos fios, ou seja, hidratantes e óleos protetores que devem ser aplicados no comprimento e pontas antes de lavar o couro cabeludo, agindo como uma barreira protetora”, diz.

2. Nunca pule o condicionador

“Nunca pule o condicionador ou máscara de reparo rápido após o xampu, pois esses costumam deixar os cabelos carregados por cargas negativas que se não forem anuladas pelo condicionador, ocasionam o frizz”, recomenda.

3. Use protetor térmico e finalizadores

O cabelo nunca deve ser submetidos ao calor sem protetor térmico. Por isso, antes de usar fontes de calor para secar ou modelar os fios, retire o excesso de água com toalha, sem friccionar, e passe produtos termoativados. “O protetor térmico é rico em agentes de condicionamento e silicones que podem ser solúveis e insolúveis que criam uma película protetora em torno do fio, protegendo-o do calor. Alem de condicionar os fios, neutralizar as cargas elétricas reduzindo o frizz e facilitar o escovar do cabelo, é criada uma barreira entre a cutícula do fio e o calor, reduzindo os danos a ela”, explica. Além disso, sempre mantenha o secador afastado dos fios e em movimento.

4. Não durma com o cabelo molhado

A umidade no couro cabeludo aumenta a proliferação de microorganismos na pele do couro cabeludo, favorecendo a dermatite seborreica e descamação. Além disso, segundo estudo japonês de 2011 que revolucionou a forma de secar os fios, após duas horas, o cabelo molhado tem perda de seu cimento interno. Se quiser deixá-lo secar naturalmente, prefira lavá-los de manhã (para ter mais tempo para secar) ou seque, pelo menos, dois dedos da raiz com o secador.

Sair da versão mobile