Ícone do site Jornal O Sul

Curta da Cinemateca trará filmes chineses, portugueses e palestinos

Será uma semana de evento, com longas e curtas nacionais e internacionais. (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

Começa nesta quinta-feira (7) a programação Curta na Cinemateca, na Cinemateca Capitólio Petrobras, em Porto Alegre. Entre os filmes apresentados, haverão longas e curtas da China, Portugal e Palestina, além dos projetos gaúchos. A entrada custa R$16,00 com opção de meia-entrada para estudantes e idosos.

O filme “Um Elefante Sentado Quieto”, de produção chinesa, será reproduzido, entre os dias 7 e 13 de março, às 14h. A trilogia conta a história da vida de três adolescentes que acabam interligadas devido a conflitos familiares, pessoais e problemas na escola.

O longa “Raiva”, de produção portuguesa, passará nas telas do cinema às 18h, nos dias 7, 8, 9, 10 e 13 de março. Já na terça-feira, 12 de março, o filme será exibido às 20h, com um debate no final com o diretor português. O romance investiga a origem de dois assassinatos que muda a vida de uma família de camponeses, durante a ditadura portuguesa.

Wajib – Um Convite de Casamento, de produção palestina, narra a missão de Shadi, natural de Nazaré, mas que há anos vivia na Itália, de entregar os convites para o casamento de sua irmã, para cada convidado, conforme o costume palestino local. O filme será exibido as 20h, de 7 à 13 de março, com exceção do dia 12 de março, em que será transmitido às

Os três melhores curtas gaúchos de 2018, escolhidos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, serão exibidos diariamente durante os seis dias de evento, antes da exibição do longa palestino Wajib – Um convite de Casamento. Os três filmes foram produzidos por mulheres, trazendo discussões sobre desigualdades sociais no Brasil e questionamentos sócio-culturais. Eles são “Catadora de Gente”, de Mirela Kruel, “Um Corpo Feminino”, de Thaís Fernandes, e “Princesa Morta do Jacuí”, de Marcela Bordin.

A segunda-feira, 11 de março, conta com programação diferenciada, com uma sessão comentada de Rasga Coração, novo filme de Jorge Furtado. O diretor e integrantes da equipe participam de um conversa com o público após a sessão.

Sair da versão mobile