Ícone do site Jornal O Sul

Dança moderna de Martha Graham tem novas apresentações no Memorial do Rio Grande do Sul

(Foto: Divulgação)

Uma performance da dança moderna de Martha Graham está programada para os dias 09, 10, 16 e 17 de dezembro, a partir das 15h30min, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro de Porto Alegre.

A demonstração de Marilice Bastos, que já fez outras apresentações em agosto deste ano na instituição, pretende criar um diálogo da técnica criada no início do século XX com a contemporaneidade, além de propiciar uma conversa com o público sobre a experiência com essa técnica e sua história no RS. A entrada é franca.

Segundo Marilice, a prática de Martha Graham, hoje quase extinta no Brasil, é de extrema importância para a trajetória da dança no Estado. Foi trazida a Porto Alegre pela bailarina e coreógrafa Cecy Frank.

Marilice Bastos aprendeu a técnica com a aluna de Cecy, Nair Moura, e há dois anos ministra aulas com essa prática no Espaço Cultural DCDA, que administra em Porto Alegre. Marilice realizou estudos na UFRGS sobre esse processo e publicou um artigo em 2016 sobre o tema no livro “Escritos da Dança I – Olhares da Dança em Porto Alegre”.

O evento quer contextualizar a dança de Martha Graham na linguagem visual contemporânea, além de reacender esse processo em Porto Alegre e no Brasil. Pretende ainda sugerir a possibilidade de encontro da técnica com a contemporaneidade da dança e a transdisciplinaridade das artes, conferindo a uma apropriação pela cultura brasileira, recriada nessas apresentações, com suas particularidades e autenticidade devidas.

A direção coreográfica é de Victória Milanez, com coreografia de Marilice Bastos. Parte da trilha sonora é composta originalmente por Paulo Dionísio. Fotos de Cintia Bracht.

 

Sair da versão mobile