Ícone do site Jornal O Sul

De janeiro a abril, 404 revendas fecharam; demissões somam 16 mil

Dados foram apresentados pela Fenabrave. (Foto: Almeida Rocha/Folhapress)

A falta de reação do mercado de veículos no Brasil, que acumula queda de 27,9% nas vendas em 2016, tem resultado em um número cada vez maior de concessionárias que tiveram de encerrar seus negócios. De janeiro a abril deste ano, 404 revendas fecharam as portas – para um total de 6.299 lojas em operação –, informou nesta terça-feira a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). As demissões somaram 16 mil no período.

Em 2015, quando a venda de veículos caiu 26,5%, foram 627 revendas a menos e 32 mil vagas de emprego fechadas. Com isso, no acumulado de janeiro de 2015 a abril de 2016, houve uma redução de 1.031 no número de concessionárias no Brasil, com 48 mil trabalhadores demitidos. Além disso, a expectativa do segmento para o restante deste ano ficou pior.

A Fenabrave revisou para baixo a sua previsão para as vendas em 2016, de queda de 5,8% para recuo de 9,8%. “A situação econômica e política se agravou de tal maneira que ultrapassou todos os nossos estudos e as nossas expectativas”, diz o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. Ele também lamentou que a concessão de crédito para a aquisição de veículos esteja caindo, contribuindo para a piora do mercado. (Veja com AE)

Sair da versão mobile