Nessa quinta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, coordenou um novo encontro do Conselho de Gestão Estratégica. A reunião de trabalho, sob a supervisão técnica da SGGE (Secretaria de Governança e Gestão Estratégica), teve por objetivo verificar status, problemas e tomadas de decisões relacionadas aos projetos das pastas.
Essa foi a primeira atividade do chefe do Executivo em sua agenda desde que desembarcou de volta em Porto Alegre, após passar a terça e a quarta-feira em Santiago do Chile. A viagem oficial, da qual participaram secretários de governo e membros da cúpula da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), teve como objetivo divulgar os atrativos do Estado para investidores estrangeiros.
Durante o encontro dessa quinta-feira, os titulares das pastas apresentaram o andamento das suas principais demandas, indicando planos de ações para promover as entregas à população. Eduardo Leite destacou a importância de os projetos estarem alinhados ao Plano Plurianual 2020-2023 e ao Orçamento estadual.
O governador também ressaltou que os secretários devem se manter pessoalmente envolvidos, acompanhando passo a passo o executado. “Nossas metas e demandas têm de estar conectadas com a realidade. Por esse motivo, é importante esta reunião, na qual mobilizamos os gestores públicos e suas equipes para definir as estratégias e realizar as entregas que o RS necessita”, afirmou.
A SGGE, por meio do seu Departamento de Acompanhamento Estratégico, monitora os projetos com o intuito de verificar a situação que se encontram. O resultado é um panorama das ações estratégicas de todas as pastas.
Para o secretário Claudio Gastal, da SGGE, as reuniões do conselho contribuem para promover uma cultura de gestão pública voltada às boas práticas.
“Fazer governança é promover esse alinhamento entre diversos setores. O foco do nosso trabalho é verificar se as equipes estão cumprindo suas metas, se estão mobilizadas para encontrar as soluções e alcançar os resultados esperados”, frisou.
Estiveram à mesa o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, secretários e adjuntos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fazenda, Casa Civil, Comunicação, Cultura, Inovação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Articulação e Apoio aos Municípios, além de representantes do Escritório de Desenvolvimento de Projetos. O próximo encontro do Conselho será realizado ainda neste mês, em data a ser definida.
(Marcello Campos)