A Defesa Civil de Porto Alegre registrou 174 ocorrências em outubro de 2026, com atuação em diferentes regiões da Capital. Entre as principais demandas estiveram situações envolvendo danos em estruturas, destelhamentos, vistorias técnicas e atendimentos relacionados a áreas de risco. No ano, as equipes somam 2.433 ocorrências atendidas.
No mês, foram registrados 15 destelhamentos, com avaliação dos imóveis atingidos e entrega de lonas para proteção emergencial, quando necessária. As equipes também contabilizaram 61 situações relacionadas a danos em estruturas, sendo 25 envolvendo muros e 36 edificações, que exigiram avaliação das condições de segurança e encaminhamentos conforme cada caso.
As vistorias técnicas também tiveram destaque, com 49 avaliações gerais. Além disso, foram realizadas vistorias específicas após seis incêndios, dois alagamentos e nove situações envolvendo queda de vegetação. O trabalho busca identificar riscos, orientar moradores e indicar medidas necessárias para a segurança dos locais.
Durante o mês, as equipes atenderam ainda quatro situações de alagamento, cinco registros de deslizamento ou queda de solo em encostas e duas ocorrências envolvendo queda ou rolamento de rochas. Também foram realizados 13 apoios a outros serviços, sete ações temporárias e uma ação de doação.
A atuação ocorreu em diferentes bairros, incluindo Jardim Carvalho, Morro Santana, Sarandi, Mário Quintana, Nonoai, Santa Tereza, Lomba do Pinheiro, Partenon, Teresópolis, Restinga, Centro Histórico e Arquipélago, entre outros. Entre as ações realizadas estiveram apoio em situações de incêndio, assistência humanitária, encaminhamentos para avaliação técnica e suporte a outros órgãos.
A Defesa Civil de Porto Alegre mantém equipes em operação 24h por dia, atuando na prevenção e resposta a situações de risco, na orientação da população e na redução de danos. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
