Ícone do site Jornal O Sul

Defesa de José Dirceu afirma que o trabalho do juiz federal Sérgio Moro é “digno de aplausos”

Em depoimento, Dirceu reconheceu ter usado a empresa TGS para comprar o imóvel, mas negou que a origem dos recursos fosse ilegal (Foto: André Coelho/AG)

A defesa do ex-ministro José Dirceu fez elogios ao modo como o juiz federal Sérgio Moro vem conduzindo a Operação Lava-Jato nas alegações finais do processo que o petista responde em Curitiba (PR). No documento, anexado ao processo nesta quarta-feira (04), os advogados afirmam que o trabalho de Moro é “digno de aplausos” pela sociedade brasileira.

“Não se pode negar a importância da Operação Lava-Jato no cotidiano do nosso País. Um juiz de primeiro grau praticamente isolado, com a parca estrutura que tem o Judiciário como um todo, conseguiu, em razão de seu trabalho, de sua seriedade, de sua convicção e de seus ideais, prosseguir com uma operação que praticamente atinge todo o País, envolvendo inúmeros políticos e grandes empresas nacionais”, escreveram os advogados.

A defesa ainda lembra a homenagem que o magistrado recebeu da revista norte-americana Time, na qual figurou entre uma das personalidades mais influentes do mundo. Os advogados evocaram a postura do juiz para, em seguida, pedirem a absolvição tanto de José Dirceu quanto do irmão dele, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, que também é réu na mesma ação penal. Os dois são acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) de crimes como lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.

No documento anexado ao processo, os advogados tentam desqualificar a acusação do MPF, apontando documentos, contradições de depoimentos de delatores e testemunhas e cerceamento de defesa. Eles pedem que as acusações sejam retiradas e que a instrução, ou seja, o andamento do processo até o momento seja considerado nulo. (AG)

Sair da versão mobile