Ícone do site Jornal O Sul

Delator da Lava-Jato passa a cumprir pena em regime semiaberto

Milton Pascowitch foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

O empresário e delator da Operação Lava-Jato Milton Pascowitch começa a cumprir o chamado regime semiaberto diferenciado neste sábado (21). Este regime, comum entre os colaboradores, prevê o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar durante a noite e nos finais de semana e feriados.

Pascowitch foi preso na 13ª fase da Lava-Jato e ficou na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) entre 21 de maio e 29 de junho de 2015. Ele é considerado um operador de propinas do esquema da Petrobras.

O delator foi condenado pela primeira vez na Lava-Jato na quarta-feira (18) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no mesmo processo que condenou o ex-ministro José Dirceu a 23 anos e três meses de prisão. A pena de reclusão chegou a 20 anos e dez meses, mas o juiz Sérgio Moro considerou o que foi determinado no acordado de colaboração premiada.

O empresário deve cumprir o regime semiaberto diferenciado por mais um ano. Depois de 21 de maio de 2017, Pascowitch deve apenas apresentar relatório trimestral de atividades e prestar 28 horas semanais de serviços comunitários pelo período de dois anos. Na sentença, Moro informou que a progressão da pena depende do cumprimento do acordo e citou a efetividade da colaboração de Milton Pascowitch para as investigações. (AG)

Sair da versão mobile