Ícone do site Jornal O Sul

Depois de atrasar pagamento da dívida com o governo federal, Estado repassa valores atrasados para saúde e transporte escolar

O governador José Ivo Sartori anunciou na quarta-feira a quitação das dívidas referentes a 2014 e 2015 com os hospitais filantrópicos, em ato no Palácio Piratini. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

O governador José Ivo Sartori anunciou na quarta-feira a quitação das dívidas referentes a 2014 e 2015 com os hospitais filantrópicos, em ato no Palácio Piratini. Por meio de linhas de créditos junto a instituições financeiras, as entidades terão acesso a cerca de 300 milhões de reais. Desse total, 160 milhões de reais são referentes a repasses que não foram feitos em 2014 e 140 milhões de reais, a pendências deste ano. A medida beneficia de imediato 185 instituições filantrópicas gaúchas.
O pagamento do financiamento será feito pelo Estado, através da Secretaria da Saúde, em 36 parcelas – de janeiro de 2016 a dezembro de 2018. Com o acordo, os hospitais poderão contratar os empréstimos com os mesmos juros praticados pelo Funafir (Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos). “Este ato tem o respaldo da sociedade e de todos que estão envolvidos no processo: o Executivo, o Legislativo e as entidades. Com a quitação de débitos relativos a 2014 e 2015, o Estado garante mais exames, atendimentos e leitos para milhares de pessoas no RS, o que vai ajudar na melhoria de qualidade da saúde das pessoas”, disse Sartori.
“Hoje o governo completa 270 dias de gestão e, para um pediatra, isso tem um significado muito especial, pois corresponde aos nove meses de uma gestação. E a gestação desse processo começou no primeiro dia desta administração”, sustentou o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis.
O presidente da Federação das Santas Casas, Francisco Soares Ferrer, presente no ato, comemorou a regularização dos débitos.

Sair da versão mobile