Ícone do site Jornal O Sul

Depressão atinge um em cada dez desempregados no País, diz IBGE

Estar sempre em estado de alerta contínuo não é algo saudável para a maioria das pessoas, mas pequenos empreendedores não têm muita opção. (Foto: Reprodução)

Estudo que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nessa quinta-feira indica que, em 2013, 10,2% dos brasileiros com 18 anos ou mais que estavam fora do mercado de trabalho (um em cada dez) sofriam de algum tipo de depressão, de um total de 61,8 milhões de pessoas que não trabalhavam, nem procuravam emprego – em um universo de 93 milhões de empregados.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde 2015 – Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho. O levantamento contabilizava, à época, a existência de cerca de 160 milhões de pessoas integrando a População em Idade Ativa do País, em um universo de 200,6 milhões de pessoas, de acordo com o Censo 2010.

Quando se analisa os brasileiros em idade ativa desocupados (5,7 milhões fora do mercado, mas procurando emprego) em 2013, o percentual cai para 7,5%. Já entre as pessoas fora do mercado de trabalho (que não trabalhavam, nem procuravam emprego, embora em idade ativa), o total passa a 7,6%, o equivalente a 11,2 milhões.

Mulheres
As análises foram feitas em convênio com o Ministério da Saúde. Em relação ao gênero, as mulheres apresentaram percentual de prevalência de diagnóstico de depressão de 10,1%.

Sair da versão mobile