Ícone do site Jornal O Sul

Deputado Alceu Moreira diz que CPI do INSS “vai tirar debaixo do tapete os nomes de quem roubou os aposentados”

Deputado federal Alceu Moreira (MDB) projeta que CPI no INSS vai trazer a publico fatos até agora ignorados pela sociedade. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Alceu Moreira (MDB)  avalia que após a vitória da oposição esta semana no Congresso, assumindo o comando da CPMI que investigará os roubos cometidos contra os aposentados do INSS, “o povo brasileiro pode dar um grande grito de vitória.”

Alceu lembrou que “à  época da Lava-Jato, nós tínhamos a sensação clara de que estávamos fazendo um contrato de integridade nacional. O Brasil estava sendo passado a limpo, o ladrão estava confessando seus crimes, os corruptos estavam devolvendo o dinheiro roubado.” No entanto, segundo o deputado, “ tudo isso foi aplacado com a volta do Presidente Lula. Ele veio para cá com mala e cuia. O sistema se reorganizou. Existe gente se valendo de tecnicalidade para liberar alguém que roubou”. Ele projeta que agora, a CPI do INSS vai trazer a publico fatos que ainda não são conhecidos da população:

– Agora, vai vir a CPI do INSS. Pessoas foram roubadas, vergonhosamente roubadas, e seus processos iam ser arquivados, uma CPI “chapa-branca” ia botar tudo embaixo do tapete. Foi uma grande derrota para o Governo a instalação dessa CPI. Vamos fazer saltar aos olhos tudo isso”, afirma Alceu Moreira.

Marcel van Hatten denuncia hipocrisia da esquerda: “defendem os criminosos, e não as crianças”

O líder do Novo, deputado federal Marcel van Hatten lembrou esta semana, que “se é para dar punição aos casos de pedofilia, o que falta, muitas vezes, é polícia, é investigação, é Ministério Público”. Marcel destaca que “no caso do Hytalo Santos, – investigado por exploração e exposição de menores –  houve a suspensão das suas redes pelas plataformas, mas o Judiciário mandou restituí-las. A polícia não atuou no caso como deveria. As instituições falharam, não as redes sociais.”

Marcel van Hatten denunciou a hipocrisia da esquerda, e citou vários exemplos:

– Vem aqui a Esquerda dizer que quer defender as crianças. Poupem-me desses comentários hipócritas, mentirosos! O Lula até hoje não criou o Cadastro Nacional de Pedófilos. Até hoje não foi criado! Quando nós aprovamos aqui a castração química de pedófilos, proposta do Deputado Ricardo Salles, a Esquerda votou contra! Quando nós, por emenda minha, propusemos e aprovamos que o percentual de cumprimento de pena em caso de crimes hediondos fosse de 80% — para mim tem que ser de 100% — para a possibilidade de progressão de regime, inclusive para pedófilos e estupradores, o PT, o PSOL, a Esquerda votou como? Contra! Então, uma hipocrisia muito grande nós vemos naqueles que defendem os criminosos, e não as crianças”, afirmou Marcel.

Candidatos à presidência do Tribunal de Justiça apresentarão suas propostas no Congresso da Ajuris

O 16º Congresso Estadual da Magistratura, promovido pela Associação dos Juízes do RS (Ajuris) em setembro no município de Garibaldi terá uma atração especial na programação. O evento abriu espaço no dia 18 de setembro, para que os candidatos à presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, os desembargadores Eduardo Uhlein e Antonio Vinicius Amaro da Silveira apresentem apresentar suas propostas de gestão. O Congresso da Ajuris  será encerrado com uma palestra do presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso no dia 19.

Mais saídas do PSDB rumo ao PSD

O atual diretor-geral da Secretaria Estadual de Educação, André Domingues, que coordenou o projeto Mochila Cheia, que mobilizou escolas de todo o estado com doações de material escolar para crianças carentes, se filiou ao partido do governador Eduardo Leite esta semana. A ficha foi abonada pelo chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, um dos vice-presidentes do PSD no Estado. Domingues teve atuação política em Santa Maria como vereador e secretário do Meio Ambiente no governo Jorge Pozzobom (PSDB). Ele já entregou a presidência do Instituto de Estudos políticos Teotônio Vilela, do PSDB.

Jorge Pozzobon de olho na Assembleia Legislativa

Já, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo Jorge Pozzobon, que já foi deputado estadual, deverá ingressar no PSD a tempo de  concorrer a uma cadeira na Assembleia Lwwgislativa em 2026.

Inauguração de foto mostrou prestígio do ex-secretário André Barbosa

O prefeito Sebastião Melo, o presidente do PL de Porto Alegre, deputado federal Zucco, vereadores e lideranças políticas estiveram no ato de inauguração da foto do advogado André Barbosa, no Mural dos Ex-Secretários de Administração do município. Barbosa, atual coordenador da bancada do PL na Câmara de Porto Alegre, tem sido um exímio articulador político e um facilitador do entendimento.

Portos públicos da Região Sul alcançaram um novo recorde no primeiro semestre de 2025,

Em nota enviada a esta coluna,o gabinete do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho informa que os portos públicos da Região Sul alcançaram um novo recorde no primeiro semestre de 2025, movimentando 60,3 milhões de toneladas:

“Segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o número representa um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 57,5 milhões de toneladas.

No levantamento feito pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Porto de Paranaguá (PR) manteve a liderança regional, com 30,9 milhões de toneladas, seguido por Rio Grande (RS), com 14,2 milhões, e São Francisco do Sul (SC), com 8,8 milhões de toneladas.

Para o ministro Silvio Costa Filho, o resultado reforça a importância logística da Região Sul. “Nosso compromisso é ampliar ainda mais essa capacidade, com investimentos estruturantes, novos leilões e parcerias com a iniciativa privada, garantindo portos modernos, eficientes e competitivos. A Região Sul é estratégica para o agronegócio, a indústria, o comércio e para a geração de empregos e renda em todo o país”, destacou. Entre os principais produtos movimentados estão os contêineres (14,3 milhões de toneladas), a soja (12,6 milhões) e os adubos/fertilizantes (8,8 milhões), que impulsionaram a expansão do semestre.”

Flávio Pereira

@flaviorrpereira

Sair da versão mobile