Presencial necessário
O deputado Fausto Pinato (PP-SP) apresentou na Câmara dos Deputados projeto que proíbe a oferta de cursos de graduação na área da Saúde na modalidade de ensino a distância. Segundo o parlamentar, a formação integralmente presencial é necessária para garantir vivência prática, estágios e interação direta com pacientes e equipes multiprofissionais, protegendo a qualidade do ensino e a segurança do atendimento.
ENEM no Mercosul
Em coletiva de imprensa neste domingo, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que o MEC avalia a possibilidade de aplicar as provas do ENEM em países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. Caso confirmada, a expansão internacional do exame, motivada pelo crescente interesse de estudantes do bloco, deve ser anunciada no primeiro semestre de 2026.
Viagem a El Salvador
Os filhos 01 e 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio (PL‑RJ) e Eduardo (PL‑SP), embarcam para El Salvador nesta segunda-feira para se reunir com o presidente Nayib Bukele em viagem requerida à Comissão de Segurança Pública do Senado. O senador e o deputado federal pretendem trocar experiências sobre políticas de segurança pública, sistema penitenciário e legislação penal com o líder de direita, citado por bolsonaristas como referência no combate ao crime organizado.
Regulação dos apps
A votação do projeto de regulamentação dos aplicativos de transporte no Brasil na Câmara dos Deputados deve ocorrer antes do final de novembro, segundo os planos do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Apresentado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), o texto ainda precisa ser apreciado em comissão especial antes de seguir para a análise em plenário.
Perspectivas da educação
Alvo de pedido de vista coletivo na última semana, o Plano Nacional de Educação 2024-2034 será votado nesta quarta-feira em comissão especial da Câmara dos Deputados. O documento, que substituirá o plano vigente (2014-2024), prevê o custo de R$280 bilhões em investimentos públicos para cumprir as metas listadas no novo planejamento.
Antes que Aconteça
O Senado terá uma sessão especial nesta quarta-feira para a apresentação do programa “Antes que Aconteça”, iniciativa nacional de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Requerida pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), com apoio de outros 17 parlamentares, a cerimônia busca dar visibilidade nacional à ação, que busca atuar de forma preventiva e integrada para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a rede de apoio e promovendo ações educativas, tecnológicas e sociais.
Indústria química
Está pautado para votação no Senado, nesta quarta-feira, o projeto do deputado Afonso Motta (PDT-RS) que institui o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química, voltado ao incentivo do setor por meio de benefícios fiscais e de fomento à inovação e à sustentabilidade. A proposta, que já conta com aval da Câmara, busca fortalecer a indústria química brasileira, garantindo que o setor se mantenha competitivo e sustentável no mercado internacional.
Nomeação governamental
Passou a valer na última semana, após sanção do presidente Lula, a lei que transforma os cargos de presidente e vice-presidente das juntas comerciais em funções de livre nomeação pelos governadores. Vogais e seus suplentes continuarão a ser nomeados pelos chefes estaduais, com mandato de quatro anos e possibilidade de recondução, enquanto presidentes e vices poderão permanecer no cargo enquanto durar a indicação, sem limitação de mandato.
Infraestrutura sul-americana
O Ministério do Planejamento apresentará nesta segunda-feira, durante a programação da COP30, o piloto do Observatório de Infraestrutura Sul-Americana, gestado em conjunto com o Itamaraty aos demais países da América do Sul. A plataforma digital de acesso público reunirá informações atualizadas sobre transporte e logística no continente, viabilizando um planejamento integrado e sustentável.
Escola íntegra
Nove alunos, duas escolas e duas professoras “madrinhas” dos estudantes serão reconhecidos nesta terça-feira na cerimônia de premiação da terceira edição do Projeto Escola Íntegra, promovido pelo governo gaúcho. Criada em 2023, a iniciativa busca difundir a cultura da integridade nas escolas públicas de Ensino Médio do RS, visando a consolidação do entendimento da ética como guia principal nas relações cidadãs.
Digitalização gaúcha
O governador Eduardo Leite lança nesta segunda-feira, no Palácio Piratini, a plataforma RS+Digital, destinada à transformação digital dos municípios gaúchos. Na mesma cerimônia, o líder gaúcho oficializará a implantação do Sistema Eletrônico de Informações na administração estadual, que viabiliza a tramitação de processos de forma 100% digital.
Visita italiana
De volta a Porto Alegre após uma semana de compromissos na COP30, em Belém (PA), o prefeito Sebastião Melo recebe nesta segunda-feira o prefeito da cidade de Morano Calabro, na Itália, Mário Donadio. Acompanhado de comitiva, o líder italiano cumpre agendas na capital gaúcha desde o dia 10 de novembro, destinadas à reafirmação dos laços históricos, culturais e afetivos que unem sua cidade às comunidades italianas do RS.
Mobilidade em avaliação
A EPTC e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre iniciam nesta segunda-feira a aplicação da pesquisa anual do Programa QualiÔnibus, que ouvirá usuários do transporte coletivo e orientará ações de qualificação do serviço. O levantamento contemplará todo o sistema de transporte, com entrevistas em linhas, paradas, estações e terminais, com o objetivo de avaliar aspectos como conforto, disponibilidade, tarifas e segurança.
Calçados em foco
Mais de 100 marcas expositoras reúnem-se nesta segunda-feira, em Novo Hamburgo, para a abertura da Feira Zero+ – Calçados, Acessórios e Moda, na Fenac. Promovido pela Merkator Feiras e Eventos, com apoio do governo gaúcho, o evento funcionará ao longo de três dias como ponto de encontro para o fechamento de negócios, descoberta de apostas de venda e conexão de lideranças dos setores.
Feira do Livro
Encerrada neste domingo, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre concluiu a edição deste ano com a venda de 245,4 mil livros, que representa aumento de 16,9% nas vendas em relação ao ano passado. Durante a programação de 17 dias – três a menos que em 2024 – o evento reuniu 331 autores gaúchos, 39 convidados nacionais e 14 autores internacionais, em um cronograma de cerca de mil eventos gratuitos.
Bruno Laux
@obrunolaux
