A Justiça determinou que o deputado Rogério Correia (PT-MG) publique, em 24 horas, uma “nota de esclarecimento” por ter divulgado uma imagem falsa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto ao lado do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
O petista publicou uma imagem falsa, criada por IA, já verificada pelo UOL Confere. A foto foi manipulada por mecanismos de inteligência artificial e reproduz um encontro que não existiu. O conteúdo foi alterado digitalmente com a inserção da imagem de Vorcaro em uma foto verdadeira de Bolsonaro e Campos Neto, quando os dois estavam juntos em 28 de fevereiro de 2019.
A magistrada ordenou que, assim que for notificado, o deputado terá 24 horas para se retratar em público. Caso descumpra a decisão, o parlamentar fica sujeito a multa de R$ 10 mil a até R$ 50 mil, se demorar mais de cinco dias para publicar a correção. A juíza da 7ª Vara Cível de Brasília, Patrícia Vasques Coelho, ainda determinou que a rede social X informe a audiência total da imagem falsa divulgada por Correia.
Deputado declarou que não sabia que era uma imagem falsa e disse não se arrepender do post. “Não (me arrependo) porque era uma foto que estava em toda a rede. Depois, eu expliquei isso. Essa foto continua na rede até hoje. Vários sites e várias pessoas publicando”, afirmou.
Correia publicou a foto em 1º de fevereiro. Houve pelo menos 63 mil visualizações em menos de 24 horas, segundo dados da rede social “X”. Depois, o parlamentar apagou a imagem.
Os advogados de Bolsonaro foram à Justiça contra Correia. Na sexta-feira, a juíza Vasques Coelho, determinou que o parlamentar suspenda eventuais novas publicações da fotomontagem.
A decisão da Justiça foi tomada de maneira provisória. Correia tem 15 dias para apresentar sua defesa, e ainda haverá uma decisão ao final do processo.
Correia informou que apagou a imagem falsa no dia seguinte e explicou nas redes que não era verdadeira. Ele relatou que ainda não foi notificado pela Justiça e que já se explicou nas redes.
“Eu não tinha intenção nenhuma em fazer fake news (publicar falsas notícias). Já havia retirado a postagem e explicado para não confundir uma paródia com realidade.” Rogério Correia (PT-MG), em entrevista ao UOL.
Deputado disse que, independente de a imagem ser falsa, haveria ligações entre a família Bolsonaro e Vorcaro que estão sendo apuradas na CPI mista do INSS. Segundo Correia, na gestão de Bolsonaro de Campos Neto, o banco Master ganhou um “prêmio”, uma carteira de créditos consignados para aposentados. “Tem 240 mil carteiras do Master que foram suspensas porque os aposentados sequer sabiam”.
Decisão
“Determinar que o requerido (deputado) publique em todas suas contas nas redes sociais, no prazo de 24 horas, nota de esclarecimento informando que a postagem realizada no dia 01/02/2026 (montagem por IA envolvendo o autor [Jair Bolsonaro], Roberto Campos Neto e Daniel Vorcaro) continha imagem não verídica e produzida por inteligência artificial, esclarecendo que o encontro visualmente retratado não ocorreu”.
“É dever do Judiciário interromper o ciclo de desinformação construído sobre base comprovadamente falaciosa, não esbarrando, neste ponto, em qualquer possível violação à liberdade de expressão.” Juíza Patrícia Vasques Coelho. (Com informações do portal Uol)
