Parabéns frustrado
O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) interrompeu a sessão da CPMI do INSS desta quinta-feira para felicitar o senador Magno Malta (PL-ES), que completava 68 anos. Ao tentar puxar um “Parabéns pra Você”, o parlamentar foi interrompido pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que pediu que a canção fosse deixada para o intervalo, lembrando que ainda teriam “três horas e meia de trabalho” pela frente.
Recado parlamentar
Em pronunciamento no plenário nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou um “recado” às companhias aéreas que pretendem cobrar pela bagagem de mão. O líder dos deputados declarou que a Casa “não vai aceitar esse abuso” e prometeu pautar para a próxima semana a urgência do projeto que proíbe a prática.
Recuperação pós-crise
Enquanto mantém a estratégia de atenção a pautas positivas para driblar a crise gerada pela PEC da Blindagem, Hugo Motta (Republicanos-PB) segue empenhando esforços para recuperar a imagem da Casa Legislativa. Visando reaproximar os deputados da população brasileira, o parlamentar contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas, no início do mês, para reposicionar a Câmara nas redes sociais.
Buscando convergências
Durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral, nesta quinta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sinalizou que o governo brasileiro planeja debater questões relacionadas ao setor de minerais críticos com os Estados Unidos na reunião do G7 que ocorrerá no final de outubro, no Canadá. O chefe ministerial pretende buscar convergências entre o que o Brasil possui e o capital estadunidense para exploração, com objetivo de desenvolver esta cadeia no território brasileiro.
Almoço familiar
O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou permissão ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para receber convidados em sua casa, no próximo sábado, em comemoração dos 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro. Em prisão domiciliar, o ex-mandatário deseja reunir pessoas próximas em um almoço “estritamente familiar e restrito, simples e reservado” e “sem qualquer conotação pública ou política”.
Encontro de evangélicos
Ao lado do AGU Jorge Messias – favorito para a próxima indicação ao STF – o presidente Lula recebeu nesta quinta-feira os bispos Manoel Ferreira e Samuel Ferreira, representantes da Igreja Assembleia de Deus Madureira, acompanhados do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). O encontro contou com a realização de uma oração conjunta entre os presentes, registrado nas redes sociais pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que também acompanhou a reunião.
Combate às drogas
A política governamental do Brasil para o combate às drogas será avaliada na próxima terça-feira em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Requerido pelo deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), o encontro abordará as atuais medidas de combate o tráfico e às organizações criminosas, além da eficácia das estratégias de prevenção ao uso das substâncias.
Cibersegurança brasileira
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado iniciará nos próximos dias a discussão do projeto que cria o marco legal da cibersegurança, voltado à prevenção, redução de danos e resposta a incidentes e ataques digitais. Articulada conjuntamente entre o senador Esperidião Amin (PP-SC) e outros quatro parlamentares, a matéria propõe a integração de ações entre os setores público e privado para a capacitação de pessoal e desenvolvimento de defesa cibernética.
Prioridade de crédito
Mulheres chefes de família poderão ganhar prioridade no acesso a linhas de crédito e mecanismos para comercialização de produtos da agricultura familiar, segundo um projeto da ex-deputada Rejane Dias (PT-PI) em tramitação na Câmara. Já validada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a medida visa garantir a autonomia econômica dessa população, que também poderá ter acesso a juros menores e outros benefícios financeiros.
Professores premiados
O Ministério da Educação premiará 100 mil docentes de escolas com as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com computadores, notebooks e tablets, através do Programa Mais Professores para o Brasil. A ação abrangerá educadores das redes públicas de todo o país, selecionados nas categorias “anos iniciais do ensino fundamental”, “anos finais do ensino fundamental” e “ensino médio”.
Frota incrementada
Dez novos automóveis, adquiridos via convênio entre o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do RS, foram entregues oficialmente nesta quinta-feira à pasta estadual. Adquiridos com investimento total de R$1,189 milhões, em meio às ações para reposição de materiais perdidos nas enchentes de 2024, os veículos serão incorporados à frota de atendimento das ações agropecuárias no Estado.
Troca de comando
O coronel Mario Yukio Ikeda assumirá, na próxima segunda-feira, a Secretaria da Segurança Pública do RS, atualmente chefiada pelo delegado da Polícia Federal Sandro Caron. Ikeda, que até então ocupava o cargo de secretário-adjunto da pasta, será sucedido pela delegada Adriana Regina da Costa, subchefe da Polícia Civil.
Reforço na Brigada
Um grupo de 356 novos soldados passará a integrar o efetivo da Brigada Militar a partir desta sexta-feira, durante duas cerimônias de formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar. Realizadas em Porto Alegre e Osório, respectivamente, as formaturas viabilizarão a entrada de 304 homens e 52 mulheres na corporação gaúcha.
Votação relâmpago
Em uma sessão marcada pela ausência de vereadores da oposição, a CPI do DMAE aprovou nesta quinta-feira o relatório final do vereador Rafael Fleck (MDB), em uma votação de apenas dois minutos. Apesar do número reduzido de parlamentares, vereadores da oposição se mobilizaram para garantir quórum para a sessão, conduzida pela vice-presidente do colegiado, Cláudia Araújo (PSD).
Ausência articulada
Presidente da CPI do DMAE, a vereadora Natasha Ferreira (PT) havia solicitado o cancelamento da reunião desta quinta-feira, diante dos “episódios de violência institucional” ocorridos na véspera, na Câmara Municipal. Segundo a parlamentar, a decisão conjunta da oposição em esvaziar a sessão se deu a partir da ausência de “condições físicas, políticas nem institucionais para o andamento normal dos trabalhos”.
Bruno Laux
@obrunolaux