Ícone do site Jornal O Sul

Deputados venezuelanos cobram pulso firme do Brasil com a Venezuela

Deputados da Venezuela pediram mais ação do Barsil para pressionar o governo do presidente Nicolás Maduro. (Foto: Richard Drew/AP)

Os deputados opositores venezuelanos Luis Florido e Williams Dávila se reuniram nessa quinta-feira com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, a quem pediram uma postura mais firme diante do governo de Nicolás Maduro e apoio para uma anistia a favor dos presos políticos.

Florido, do partido Vontade Popular e presidente da Comissão de Política Externa da Assembleia Nacional (o Parlamento venezuelano), disse que tiveram com Vieira um diálogo muito franco e, pelo peso político que o país tem, pediram mais ação para pressionar o governo do presidente Maduro.

O deputado indicou que explicaram que a Venezuela está atravessando a pior crise de sua história pela aguda escassez de alimentos e remédios, mas também uma crise política e institucional que deve ser solucionada para poder pacificar e unir o país. Um dos pontos expostos no encontro foi a lei de anistia que tramita na Assembleia Nacional e que pretende libertar dezenas de presos políticos que existem na Venezuela, em sua maioria detidos depois dos fortes protestos de 2014.

“É um problema humanitário que não se pode adiar mais”, afirmou o deputado Florido, que ainda disse que o chanceler Vieira manifestou a plena disposição do Brasil em continuar buscando vias de diálogo entre a oposição e o governo venezuelanos.

Sair da versão mobile