Ícone do site Jornal O Sul

Dermatologista alerta sobre penteado que está na moda e que pode causar alopecia grave em mulheres

Hailey Bieber com coque "clean girl", visual que vem ganhando popularidade entre adolescentes e jovens adultos a cada dia. (Foto: Reprodução)

O visual “clean girl” (garota limpa, traduzido do inglês) vem ganhando popularidade entre adolescentes e jovens adultos a cada dia. Este penteado com gel, que viralizou nas redes sociais, se consolidou como uma opção popular. Conhecido pelo acabamento impecável e pelo uso de produtos de styling, esse estilo tem chamado a atenção de dermatologistas, que alertam para o risco de queda de cabelo se for feito repetidamente.

Essa tendência apresenta penteados extremamente elegantes, com coques presos ou semi-presos e gel. Embora tenha se espalhado para todas as mulheres, é comum vê-la em meninas que praticam ginástica rítmica ou em pessoas que trabalham em restaurantes.

A dermatologista Gloria Garnacho explica que costuma atender muitas mulheres com problemas de queda de cabelo causados pelo uso frequente desse penteado.

Segunda o especialista, a alopecia por tração ocorre quando há uma tensão constante no cabelo, fazendo com que o folículo piloso se separe de sua bainha.

“É facilmente diagnosticada por exame clínico ou dermatoscopia, observando-se as bainhas perifoliculares. Essa alopecia por tração excessiva costuma ser autolimitada e pode ser revertida com a interrupção da tração”, afirma Garnacho.

Ela também enfatiza que o estresse prolongado pode levar à inflamação crônica, destruição do folículo e alopecia cicatricial irreversível.

“A falta prolongada de lavagem pode alterar o couro cabeludo, irritar a microbiota e causar queda de cabelo, desconforto e lesões como acne, pústulas ou foliculite crônica”, explica.

Garnacho também recomenda que, se as pessoas forem usar esse estilo, lavem-no no dia seguinte, ou no máximo dois dias depois, para evitar irritações.

Por outro lado, produtos para modelar não são ruins; o problema está na tensão constante do penteado.

“São produtos de silicone que recobrem a haste capilar, mas não afetam o folículo, pois ele fica enterrado a 4 milímetros de profundidade no couro cabeludo”, aplica.

Outro alerta do dermatologista é que, se não for removido corretamente, pode irritar o couro cabeludo e, consequentemente, afetar o folículo piloso.

“Às vezes, eles podem ser difíceis de remover, então você deve usar um xampu que contenha sulfatos, esfregando e massageando bem o couro cabeludo”, argumenta. As informações são do jornal El Tiempo.

Sair da versão mobile