Ícone do site Jornal O Sul

Desemprego no País chega a 9% no trimestre encerrado em outubro, o maior desde 2012

O rendimento médio dos trabalhadores ficou em R$ 1.985 (Foto: Fernando Donasci/Folhapress)

A taxa de desemprego no País ficou em 9% no trimestre encerrado em outubro de 2015, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa foi a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012. No trimestre encerrado em julho, a taxa havia atingido 8,6% e, no período de agosto a outubro de 2014, chegou a 6,6%.

A população desocupada totalizou 9,1 milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 5,3% em relação ao trimestre de maio a julho e de 38,3% na comparação com o mesmo período de 2014. Com a economia em recessão, o aumento da busca por postos de trabalho tem sido um dos combustíveis da piora da taxa de desemprego. O mercado de trabalho não gera vagas para absorver esse contingente.

Por outro lado, a população ocupada atingiu 92,3 milhões de pessoas e mostrou estabilidade nas comparações mensal e anual. Reflexo da deterioração do mercado de trabalho no período, o número de empregados com carteira assinada recuou 1% na comparação com o trimestre anterior (encerrado em julho) e 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a redução da oferta de trabalho, o número de empregadores e trabalhadores por conta própria cresceu 5,7% e 4,2%, respectivamente, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O rendimento médio dos trabalhadores sofreu redução de aproximadamente 1% em ambas as comparações, ficando em 1.895 reais de agosto a outubro. (AG) 

Sair da versão mobile