Ícone do site Jornal O Sul

Desenho de mulher nua, feia e barriguda é vendido por 250 milhões de reais. Só porque quem o pintou foi Picasso

Frente de "La Gommeuse", quadro de Picasso. (Foto: Reprodução)

Um raro Picasso do período azul do artista, que oculta uma segunda obra no verso da tela, foi arrematado na noite de quinta-feira (5) por 67,4 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de reais) em um leilão da Casa Sotheby’s, em Nova York (EUA).

“La Gommeuse” é o nu de uma artista de cabaré com forte carga erótica, pintado em 1901, quando Picasso tinha apenas 19 anos.

Além da pintura frontal, a tela traz no verso um amigo de Picasso nu urinando e com um turbante vermelho e amarelo, o que converte a peça em algo muito raro.

A venda foi um grande negócio para o magnata americano Bill Koch, que havia adquirido a obra por 3 milhões de dólares, em 1984, ignorando totalmente a pintura no verso, descoberta no trabalho de restauração realizado no ano 2000.

O período azul do pintor é estabelecido entre os anos 1901 e 1904. O nome provém da cor que dominava a gama cromática das obras na época.

Verso de “La Gommeuse”, quadro de Picasso. (Foto: Reprodução)

Sair da versão mobile