Ícone do site Jornal O Sul

Detento que dividiu cela com Daniel Alves diz que o jogador planeja fugir para o Brasil se receber liberdade provisória

Após julgamento, atleta aguarda definição da sentença pela Justiça espanhola. (Foto: EBC)

Após três dias de julgamento no Tribunal de Barcelona (Espanha) por acusação de estupro de uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate do país europeu, o jogador brasileiro Daniel Alves agora espera pela definição de sua sentença. Caso a defesa obtenha liberdade provisória, ele fugiria para o Brasil. O plano teria sido confidenciado pelo atleta a um ex-colega de cela, que contou a história a um programa de televisão português.

“Se lhe concederem a liberdade provisória até o julgamento, ele vai para o Brasil de certeza”, disse o homem. Sua identidade deve ser revelada em breve, promete a atração televisiva.

Após o fim do período de julgamento, não há prazo para a divulgação da pena do jogador. Porém, segundo a imprensa local, a expectativa é que seja anunciada em até duas semanas devido à repercussão do caso.

A defesa pediu a absolvição do jogador, alegando que não há provas concretas de que o sexo não foi consensual. Além disso, usou a tese da embriaguez para indicar que o brasileiro estava com suas funções cognitivas afetadas.

Como prova, utilizou o depoimento da mulher de Daniel Alves, Joana Sanz, que disse que o marido chegou em casa bêbado e apagou na cama. A promotoria pediu a condenação baseado nas imagens e depoimentos de peritos forenses e testemunhas.

Algumas perguntas

– Se condenado, Daniel Alves ficará preso por quantos anos?

A promotoria pediu 9 anos de prisão, já a advogada de acusação pediu pena máxima de 12 anos. Qualquer que seja a pena, em caso de condenação, o jogador deve ficar preso apenas dois terços do tempo de punição.

Ou seja, entre cinco e seis anos. E como pagou multa de atenuante, essa pena pode ser reduzida pela metade. A defesa do jogador usou como estratégia a tese da embriaguez, que pode servir como atenuante. Neste caso, a pena máxima seria de 8 anos, podendo ter redução.

– Se condenado, Daniel Alves terá direito a recorrer da decisão?

Sim, o caso ainda cabe recurso. A defesa do jogador poderá levar o processo para o Tribunal de Apelação, a segunda instância espanhola.

– Daniel Alves ficará solto até a sentença ser divulgada?

Não. A defesa do jogador pediu a liberdade condicional até que o resultado do julgamento saia, mas o pedido não foi acatado. A promotoria e a advogada da denunciante pediram a permanência da prisão com alegação de que ele poderia fugir para o Brasil, onde não há acordo de extradição.

Sair da versão mobile