Ícone do site Jornal O Sul

Detentos envolvidos em confrontos entre facções rivais em Porto Alegre são transferidos para a Pasc

A Operação Fatura foi realizada pela Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe. (Foto: BM/Divulgação)

Detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre envolvidos nos confrontos entre facções criminosas rivais que ocorrem na Capital foram transferidos, na manhã desta quarta-feira (13), para a Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas).

A operação, denominada Fatura, foi realizada pela BM (Brigada Militar), Polícia Civil e Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). A ação também ocorreu na Penitenciária Estadual de Porto Alegre e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas. No total, dez líderes de facções foram transferidos para a Pasc nesta quarta.

Os nomes dos apenados não foram divulgados. Conforme o governo gaúcho, o objetivo é bloquear o contato desses líderes com outros criminosos que estão na rua. Os agentes também revistaram celas durante a operação.

Segundo o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, a transferência dos detentos busca “a redução dos crimes violentos intencionais  e o arrefecimento do conflito entre esses grupos criminosos”.

“Seguiremos firmes e unidos no combate à criminalidade, em especial os homicídios, adotando todas as medidas possíveis para coibir a ação dessas organizações criminosas. Esse trabalho conjunto com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo é fundamental para aprimorarmos cada vez mais o rigor contra aqueles que queiram desafiar o sistema de Justiça criminal”, destacou o secretário da Segurança Pública do RS, coronel Vanius Cesar Santarosa.

Os confrontos entre grupos rivais ligados ao tráfico de drogas já deixaram pelo menos 25 mortos desde março na Capital.

(Foto: BM/Divulgação)

Sair da versão mobile