Detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre envolvidos nos confrontos entre facções criminosas rivais que ocorrem na Capital foram transferidos, na manhã desta quarta-feira (13), para a Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas).
A operação, denominada Fatura, foi realizada pela BM (Brigada Militar), Polícia Civil e Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). A ação também ocorreu na Penitenciária Estadual de Porto Alegre e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas. No total, dez líderes de facções foram transferidos para a Pasc nesta quarta.
Os nomes dos apenados não foram divulgados. Conforme o governo gaúcho, o objetivo é bloquear o contato desses líderes com outros criminosos que estão na rua. Os agentes também revistaram celas durante a operação.
Segundo o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, a transferência dos detentos busca “a redução dos crimes violentos intencionais e o arrefecimento do conflito entre esses grupos criminosos”.
“Seguiremos firmes e unidos no combate à criminalidade, em especial os homicídios, adotando todas as medidas possíveis para coibir a ação dessas organizações criminosas. Esse trabalho conjunto com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo é fundamental para aprimorarmos cada vez mais o rigor contra aqueles que queiram desafiar o sistema de Justiça criminal”, destacou o secretário da Segurança Pública do RS, coronel Vanius Cesar Santarosa.
Os confrontos entre grupos rivais ligados ao tráfico de drogas já deixaram pelo menos 25 mortos desde março na Capital.