Ícone do site Jornal O Sul

Devolução de cheques sem fundos bate recorde no País

Conforme a Serasa Experian, este recorde da inadimplência com cheques deve-se principalmente aos impactos do aumento do desemprego, da inflação e das taxas de juros na capacidade de pagamento dos consumidores. (Foto: Kathia Tamanaha/AE)

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,20% em outubro, revelou o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Este foi o maior patamar de devolução para um mês de outubro de toda a série histórica, desde 1991. No mesmo mês de 2014, a devolução foi de 1,97%.

Série histórica
No período acumulado de janeiro e outubro, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos também foi de 2,20%. Esta foi a maior alta para um acumulado do ano até outubro de toda a série histórica, desde 1991. Se comparado ao mesmo período de 2014, esse percentual foi de 2,06%.

Desemprego
De acordo com os economistas da Serasa Experian, este recorde da inadimplência com cheques, tanto
no mês de outubro como no acumulado do ano até outubro, deve-se principalmente aos impactos do aumento do desemprego, da inflação e das taxas de juros na capacidade de pagamento dos consumidores.

Sair da versão mobile