Ícone do site Jornal O Sul

Dez dicas para passar 2016 com as contas em dia

Para se organizar financeiramente vale até reunir as crianças para falar dos objetivos para o ano. (Crédito: Reprodução)

Na lista de metas para 2016, organizar a vida financeira será uma das prioridades para boa parte dos brasileiros. Segundo uma pesquisa da Boa Vista SCPC, 59% da classe C e 31% da classe B estão inadimplentes. Para ajudar a alcançar o objetivo de eliminar as dívidas, listamos dez dicas de especialistas de como entrar ou se manter com as contas em dia.

Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro e autor do livro “Separe uma Verba para Ser Feliz”, diz que os problemas mais comuns de quem tem uma vida financeira caótica são a falta de consciência sobre o uso do dinheiro e a crença de que basta ter uma renda maior para solucionar a falta dele. “Muitos leitores mudaram a percepção de que pequenos gastos são inofensivos [anote até as despesas com cafezinhos]. Fico feliz de ver que passaram a realizar mais, gastando menos.”

Segundo o site Investmania, para evitar a compra de supérfluos, a dica é deixar os cartões em casa. Vale quitar débitos com juros maiores, como o cheque especial, pegando um consignado, com taxa menor. Deve-se, ainda, reunir as crianças para falar dos objetivos para o ano que se inicia. Eles devem saber quais são os gastos e o rendimento real da família. Confira mais sugestões:

Sair da versão mobile