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Dia das Crianças será marcado pelo crescimento das vendas e por momentos em família, diz pesquisa da CDL POA

Lojistas da Capital esperam superar 2020 em comercialização, mesmo impactados com a recente alta de preços. (Foto: Reprodução)

O próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, chega para o comércio com entusiasmo. É o que mostra o levantamento da CDL Porto Alegre realizado com empresários da Capital. Para a maior parte dos lojistas, o ticket médio será de R$ 150 por presente e 67% afirmam que a alta dos preços deverá impactar no valor final dos produtos e também nos resultados das vendas. Ainda assim, em comparação a 2020, a maior parte dos entrevistados acredita que o desempenho das vendas será superior. A palavra escolhida para marcar a data é “crescimento”. Além dos brinquedos (56%), os lojistas apontam para o reforço de uma importante tendência nesta data comemorativa: a valorização da compra de produtos e serviços que envolvam experiências em família (33%), que incluem viagens curtas e passeios como opção para a data comemorativa.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o resultado da pesquisa está em linha com a ascensão da experiência do cliente, que vai além da venda do produto ou serviço. “Estamos vivendo a era da experiência, o cliente está atento a isso, busca vivenciar momentos em família e com amigos que despertem sensações duradouras”, aponta. O dirigente afirma que, para o comércio e o setor de serviços, isso será cada vez mais um diferencial. A experiência pode ser um almoço simples com pessoas queridas ou uma viagem planejada e um passeio especial. O Dia das Crianças tende a unir os grupos de afeto, o que acaba por propiciar atividades que impactam também no movimento econômico da cidade. “O momento, agora, é de supervalorização das experiências. Precisamos estar atentos, como empresários, a essas oportunidades”, explica Piva.

A CDL POA também apurou que a divulgação de produtos deverá ocorrer, para grande parte dos lojistas, por meio de postagens em redes sociais (89%) ou por mensagens via WhatsApp (61%). E as vendas, quando virtuais, serão realizadas pelo WhatsApp (78%) em maior parte. Já o meio de pagamento de maior adesão será o cartão de crédito e débito, entretanto, 50% dos respondentes afirmam que aceitarão pagamentos digitais, como PicPay, PagSeguro entre outros, como o Pix.

Considerando análise de dados disponíveis do mercado, para o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, a melhora do quadro sanitário segue propiciando flexibilizações adicionais ao funcionamento dos negócios. “Esse movimento beneficia, principalmente, os segmentos que foram mais afetados pelo distanciamento social no comércio, incluindo os artigos de vestuário, calçados e materiais de escritório, além de diversos serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação”. O economista acredita, portanto, que tais categorias liderarão o processo de retomada da economia nos próximos meses.

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