Ícone do site Jornal O Sul

O Dia do Trabalhador será marcado por demonstrações de fé em Porto Alegre

Festividade é uma das mais tradicionais do calendário de eventos religiosos do Estado. (Fotos: Divulgação)

Na próxima terça-feira, o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, também será marcado em Porto Alegre pela 64ª Festa de Nossa Senhora do Trabalho. As homenagens à santa padroeira dos trabalhadores contam com procissão, missa campal e festival de bandas católicas, dentre outros atrativos.

Considerado um dos mais tradicionais eventos religiosos do Rio Grande do Sul, a festa traz na edição deste ano uma série de novidades. Dentre elas estão o novo percurso da procissão e atrações artísticas de evangelização.

Durante a missa, que será celebrada em frente à paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho (avenida Benno Mentz, 1.560 – Vila Ipiranga), na Zona Norte da capital gaúcha, um dos momentos mais aguardados pelos participantes costuma ser o da bênção às carteiras de trabalho.

Programação

A celebração começa às 8h. Os fiéis caminharão levando a estátua de Nossa Senhora do parque Germânia até o santuário, onde as festividades culminam com a celebração de uma missa campal por Dom Adilson Busin. Logo depois, os fiéis terão a oportunidade de conferir uma apresentação especial do padre Ezequiel Dal Pozzo.

Na sequência, acontece o tradicional almoço festivo, com a adesão esperada de aproximadamente 1,5 mil pessoas. Em seguida, no turno da tarde, será a vez do Festival de Bandas Católicas e uma grande “mateada” de confraternização.

A 64ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da prefeitura de Porto Alegre e é uma realização dos fiéis da Igreja Católica. Desde o dia 21 deste mês, a comunidade em geral tem sido convidada a participar das missas e de uma quermesse com brincadeiras para as crianças, bancas de comidas, brechó de roupas e bazar de artigos religiosos e de decoração. Essa parte do cronograma se encerra neste domingo.

História

A primeira dição da Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.

Sair da versão mobile