Ícone do site Jornal O Sul

Dia Mundial da Amamentação: como cuidar dos mamilos rachados para amamentar sem dor

As rachaduras são causadas pelo atrito que o ato de mamar gera. (Foto: Divulgação)

Em 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. E o leite materno é o alimento de maior valor nutricional ao pequeno ser, envolvendo ternura e a cumplicidade entre mãe e filho. Apesar de ser um ato de amor e, na maioria das vezes, prazeroso, a amamentação, também pode gerar fissuras ou rachaduras nos mamilos, trazendo desconforto e angústia.

As rachaduras são causadas pelo atrito que o ato de mamar gera. Podem estar relacionadas a “má pega” do bebê (forma como o bebê abocanha o seio, ao mamar). Ocorrem nas primeiras semanas de amamentação, caracterizadas por dor e desconforto.

“Muitas vezes podem apresentar pequenos sangramentos associados. É importante que se detecte e aborde a condição, o mais breve possível, para que não atrapalhe a continuidade da amamentação” alerta a dermatologista Ana Paula Caramori.

É interessante que as mães peçam ajuda para profissionais treinados, que podem ensinar a como posicionar e estimular o bebê para mamar corretamente. “A pega correta é fundamental para o sucesso do aleitamento e para manter a saúde da pele da mamilo”, enfatiza a dermatologista.

A médica apresenta algumas dicas essenciais para contornar os problemas, que podem ser ocasionados durante o período da amamentação. “É importante, neste processo, contar sempre com a supervisão médica de um dermatologista ou ginecologista/mastologista”, destaca Ana Paula.

Dicas para o cuidado com a pele dos seios e dos mamilos durante a gestação e período de amamentação

Dermatologista Ana Paula Caramori. (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile