Ícone do site Jornal O Sul

Diante de Lula, Tarcísio critica polarização: “Hora de mudar essa chave”

"Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro", acrescentou. (Foto: GovSP)

Em evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o que chamou de “polarização acirrada” no país e defendeu que “está na hora de mudar essa chave”.

O governador falava da importância do jornalismo, durante a inauguração do SBT News, na capital paulista.

“Um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva, onde as pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, começou Tarcísio.

“Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o chefe do Executivo paulista discursa sobre a necessidade de mudança no país. Em novembro, o governador afirmou que bastava o Brasil trocar o “CEO” para voltar a funcionar.

A sigla em inglês se refere ao diretor-executivo de uma organização, que ocupa o cargo mais alto na hierarquia de uma empresa. No caso da publicação de Tarcísio, era uma referência velada a Lula.

Apesar de insistir que será candidato à reeleição na disputa do ano que vem, o governador vinha sendo apontado como possível sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

Na semana passada, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que foi escolhido pelo pai para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

Aplauso de Tarcísio a Moraes e clima cordial com Lula incomodam bolsonaristas nas redes

O clima cordial adotado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o presidente Lula (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a inauguração do canal SBT News, na noite desta sexta-feira (12), virou munição para um segmento do bolsonarismo que prefere ver o senador Flávio Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, como candidato a presidente em 2026.

Dois momentos, em especial, têm sido explorados nas redes para tecer críticas a Tarcísio, nome preferido do grupo de partidos à direita e de setores antipetistas moderados. Ainda assim, a repercussão tem ocorrido entre anônimos, e não entre as principais lideranças do movimento, que preferem não ingressar na polêmica.

Durante o discurso de Moraes, Tarcísio apareceu na transmissão do canal aplaudindo timidamente uma fala sobre a retirada da Lei Magnitksy pelo governo americano de Donald Trump. A sanção contra as autoridades brasileiras foi articulada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) como forma de tentar reverter a atuação da Corte, em especial do ministro relator do processo da trama golpista que levou à condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Com informações dos portais CNN e O Globo.

Sair da versão mobile