Ícone do site Jornal O Sul

Dilma confirma que não irá ao Fórum Econômico em Davos, na Suíça, e manda o ministro Nelson Barbosa

O ministro fez a avaliação depois de ser questionado se o momento político atrapalha a aprovação de medidas econômicas no Congresso Nacional. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou na segunda-feira que, com a ausência da presidenta Dilma Rousseff no Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos, na Suíça, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, será o responsável por chefiar a delegação brasileira que participará do encontro.

Criado em 1971, o evento é realizado anualmente e reúne lideranças mundiais para discutir temas econômicos de interesse global, como estratégias para a retomada do crescimento ao redor do mundo e ações para o aquecimento da economia nos países. A edição de 2016 acontecerá entre quarta-feira e sábado.

O Planalto e o Ministério da Fazenda disseram não ter a lista de quem vai compor a delegação brasileira no fórum. Mais cedo, Dilma se reuniu, no Palácio do Planalto, com Barbosa e Jaques Wagner (Casa Civil). De acordo com assessores presidenciais, um dos temas discutidos foi a apresentação que o Brasil levará ao Fórum Econômico Mundial.

Desde que chegou ao Planalto, em janeiro de 2011, a chefe do Executivo só foi uma vez ao encontro, em 2014. Na sexta-feira, Dilma chamou ao Palácio da Alvorada, residência oficial, cinco ministros, representantes do Banco do Brasil, do BNDES e do Tesouro Nacional para uma reunião. Segundo assessores, entre os assuntos tratados estavam a agenda de comércio exterior para 2016 e a participação brasileira em Davos. (AG)

Sair da versão mobile