Ícone do site Jornal O Sul

Dilma desembarca em Porto Alegre para passar a Páscoa

(Foto: Banco de Dados)

Após uma agenda movimentada em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff embarcou às 16h20min dessa quinta-feira para Porto Alegre, onde passará a Páscoa com a filha Paula (que aniversaria no domingo) e os dois netos. Ela chegou à Capital por volta das 20h e teria ido direto para a casa do ex-marido, Carlos Araújo, na Zona Sul. A data de retorno à capital federal não foi informada pelo Palácio do Planalto.

Pela manhã, a agenda da chefe do Executivo havia sido movimentada. Além de conceder entrevista a jornalistas de seis veículos da imprensa estrangeira durante uma hora e meia, ela participou de reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto.

Turbulência

A viagem para o Rio Grande do Sul ocorre no momento mais conturbado de seu governo, cujo primeiro mandato iniciou em 2011. Alvo de um processo de impeachment no Congresso Nacional, ela tenta evitar uma debandada dos partidos da base governista.

Nos próximos dias, Dilma realizará os últimos esforços para seguir contando com o apoio do PMDB. Já na terça-feira, a cúpula da sigla se reúne para decidir sobre o assunto. O encontro estava inicialmente previsto para o dia 12 de abril, mas integrantes descontentes em relação à “parceria” com o governo petista pressionaram o vice-presidente Michel Temer, comandante nacional do PMDB, a antecipar o evento.

A saída da legenda da base governista poderá fortalecer o rito de impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados: os peemedebistas ficariam mais à vontade para votar a favor do afastamento da mandatária. (AG)

Sair da versão mobile