Ícone do site Jornal O Sul

Dilma e políticos decepcionaram o país, diz a revista britânica The Economist

Capa da The Economist traz o Cristo Redentor pedindo socorro. (Foto: Reprodução)

A presidenta Dilma Rousseff “decepcionou o Brasil”, diz a revista britânica The Economist, em reportagem de capa de sua edição latino-americana. O texto, intitulado “A Grande Traição”, afirma, no entanto, que toda a classe política fez o mesmo.

“A traição do Brasil”, diz a manchete de capa

A reportagem narra a votação, no último domingo, do seguimento do pedido de impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado por 367 votos a 137. “A votação vem em um momento de desespero”, diz o texto. “O Brasil está lutando com sua pior recessão desde os anos 1930. O PIB [Produto Interno Bruto] deve cair 9% do segundo trimestre de 2014, quando a recessão começou, até o final deste ano. As taxas de inflação e de desemprego estão, ambas, perto dos 10%.” A publicação ressalta que o fracasso não é obra apenas de Dilma. “Toda a classe política decepcionou o País, em um misto de negligência e corrupção.”

É a terceira vez que a revista traz a imagem do Cristo Redentor em sua capa. A primeira delas, em 2009, mostrava a decolagem do Brasil, quando a economia crescia a uma taxa de 5%. Quatro anos depois, a publicação já se questionava se o Brasil estragou tudo. A economia do País perdia dinâmica, e a revista afirmava que “muitos perderam a fé na ideia de que seu País estava em direção à órbita e diagnosticaram mais um voo de galinha”.

O monumento do Cristo já estampou outras capas da publicação.

Sair da versão mobile