Ícone do site Jornal O Sul

Dilma Rousseff sobrevoa municípios gaúchos afetados pelas chuvas

Presidenta Dilma Rousseff, além de sobrevoar áreas afetadas pelas chuvas, se reunirá com prefeitos de cidades prejudicadas. (Foto: Ed Ferreira/AE)

Devido à situação da Fronteira Oeste em decorrências das últimas chuvas, a presidenta Dilma Rousseff deve sobrevoar, na manhã deste sábado (26), áreas atingidas. Em Uruguaiana, Dilma se reunirá com prefeitos dos municípios afetados. O encontro ocorrerá às 10h30min no aeroporto da cidade e deve contar com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Em Uruguaiana e Itaqui, por exemplo, a cheia do rio Ibicuí levou à interdição da ponte que liga ambas. A medida vale também para pedestres. O trecho do quilômetro 415 da BR-472 deve ser evitado por motoristas, que podem chegar a São Borja pela rodovia BR-290. A enchente represa o Ibicuí por conta do volume do rio Uruguai, que está mais de 11 metros acima do nível.

A chuva dos últimos dias somente em Uruguaiana já alcança quase 500 milímetros, de acordo com a prefeitura. A média é superior à prevista para todo o mês.

Outros rios
O rio Ibirapuitã está 12 metros acima do nível normal em Alegrete, na Fronteira Oeste. A cidade já enfrenta uma das piores enchentes de sua história. No perímetro urbano da BR-290, a água já atravessa a pista.

Em Porto Alegre, O nível do Rio Guaíba preocupa. Depois de subir mais de 30 centímetros em 24 horas, o volume de água chegou a 1,53 metro às 17h12min no Cais Mauá, conforme a régua eletrônica do Centro Integrado de Comando da Cidade. O que preocupa é o escoamento de água do Jacuí, maior contribuinte do Guaíba.

Sair da versão mobile