Ícone do site Jornal O Sul

Dilma sanciona sem vetos orçamento da União de 2016

Diante do deficit nas contas públicas, não há previsão de reajuste da tabela do Imposto de Renda no Orçamento de 2016. É a primeira vez que isso acontece sob a gestão de Dilma.

A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos nessa quinta-feira a LOA (Lei Orçamentária Anual) relativa a 2016. A proposta, aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional, será publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

O Orçamento da União de 2016 estima que as receitas federais somarão 2,954 trilhões de reais, incluindo o orçamento das estatais e os recursos levantados com a venda de títulos públicos.

A lei garante uma economia ao setor público equivalente a 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e conta com uma arrecadação de 10 bilhões de reais com a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) a partir de setembro, o que pressupõe que a recriação do tributo será aprovada pelo Congresso até maio.

A previsão de superávit primário ficou acima da última proposta feita pelo governo federal. A meta foi fixada em 24 bilhões de reais para a União, e em 6,5 bilhões de reais para Estados e municípios, em um total de 30,5 bilhões de reais (0,5% do PIB), sem abatimento.

O resultado previsto ainda está acima do projetado pelo mercado. A expectativa é que as contas do setor público fecharão 2016 com um déficit de 0,9% do PIB. (Folhapress)

Sair da versão mobile