Ícone do site Jornal O Sul

Dilma trocou ministros 86 vezes desde que assumiu a Presidência da República

O peemedebista Temer e os petistas Dilma e Lula são citados nas delações. (Foto: Divulgação)

Desde que assumiu a Presidência da República, em 2011, Dilma Rousseff demitiu, substituiu ou aceitou o desligamento de 86 ministros. Em média, um titular foi demitido ou trocado no governo a cada 22 dias. O cálculo da BBC Brasil inclui ministros que tiveram seus postos extintos e não leva em conta dirigentes que assumiram as pastas interinamente.

As últimas saídas ocorreram nesta semana, quando membros de partidos que deixaram a base do governo entregaram os cargos. Dos 38 ministros empossados quando Dilma assumiu em 2011, só três permanecem nos postos originais: Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Alexandre Tombini (Banco Central). Alguns dos ministros nomeados pela mandatária não tinham experiência ou reconhecimento nas áreas tratadas por suas pastas – algo que também ocorreu em governos anteriores.

Para Ricardo Ismael, cientista político e diretor do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a alta rotatividade expõe o fracasso da presidenta em montar uma base de apoio no Congresso, o que culminou com a aprovação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados no último domingo. Na votação, Dilma só recebeu o apoio de um quarto dos deputados.

(BBC Brasil)

Sair da versão mobile