Ícone do site Jornal O Sul

Dívida pública federal tem primeira queda desde janeiro

O déficit significa que as despesas foram maiores do que as receitas (Foto: Banco de Dados)

A dívida pública federal, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, recuou 3,22% em outubro deste ano, para 2,64 trilhões de reais, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (24) pela Secretaria do Tesouro Nacional. Em setembro, o endividamento público estava em 2,73 trilhões de reais. Essa foi a primeira queda da dívida desde janeiro deste ano.

A redução está relacionada, principalmente, com o alto volume de resgates (vencimentos) de títulos públicos. Em outubro, foram resgatados 148,7 bilhões de reais em papéis, ao mesmo tempo em que as emissões foram bem menores: 37,79 bilhões de reais. Já a apropriação de juros sobre o estoque da dívida, que contribuiu para o seu aumento, somou 22,8 bilhões de reais no período.

No caso da dívida interna, houve queda de 3,27% em outubro, para 2,5 trilhões de reais. Já o endividamento externo caiu 2,37% no mês passado, para 142 bilhões de reais. No início deste ano, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que, após terminar 2014 em 2,29 trilhões de reais, a dívida pública poderia chegar ao patamar máximo de 2,6 trilhões de reais no fechamento de 2015. Depois, esse teto foi revisado para 2,8 trilhões de reais. (AG)

Sair da versão mobile