Ícone do site Jornal O Sul

DMLU fará mutirão para reforçar a coleta de resíduos do temporal em Porto Alegre

Já foram recolhidas 7,1 mil toneladas de galhos e restos de árvores. (foto: reprodução)

O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) de Porto Alegre inicia nesta terça-feira (16), a partir das 9h, mutirão para recolher o restante dos resíduos do temporal ocorrido no dia 29 de janeiro. O objetivo da atividade é reforçar, de forma concentrada, a limpeza das ruas que ainda têm entulhos.

O primeiro bairro a ter o serviço será o Rio Branco, no perímetro compreendido entre avenida Goethe, ruas Cabral e Vicente da Fontoura, até a avenida Protásio Alves, seguido de Petrópolis. Depois, o bairro Jardim Botânico será beneficiado. Após, serão atendidos Mont’ Serrat, Moinhos de Vento, Santo Antônio, Chácara das Pedras e Bela Vista.

De acordo com o diretor-geral do DMLU, André Carús, 7,1 mil toneladas de galhos e árvores foram retirados. “Nossas equipes já recolheram mais de 90% desses resíduos desde o dia 30 de janeiro. A partir do ‘Mutirão da Cidade’, vamos atuar para resolver as situações pontuais com uma estratégia regionalização de atendimento”, informa.

Para evitar o surgimento de novos focos de lixo, é preciso que a população colabore. A Assessoria Comunitária do DMLU irá orientar os moradores desses bairros sobre as opções de descarte correto oferecidas pelo órgão, pois esses entulhos não são recolhidos pelas coletas regulares. Assim, quem tiver galhos gerados pela queda de árvores, materiais de construção ou outros objetos no interior dos terrenos poderão entregá-los em uma das sete Unidades de Destino Certo (Ecopontos), localizadas na cidade.

É possível descartar até 0,5 metro cúbico de material por pessoa a cada dia. Outra alternativa é utilizar os serviços de coleta paga, que pode ser contratada pelo telefone 156. Além dos Ecopontos, o DMLU também conta com os serviços de coletas Certa e Eventual.

Sair da versão mobile