O dólar fechou abaixo de 3,70 reais nessa sexta-feira, em um dia de poucos negócios devido ao feriado da Consciência Negra, que deixou os mercados fechados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A moeda terminou o dia vendida a 3,69 reais, em queda de 1,34%, a quinta consecutiva. Foi a primeira vez que a divisa fechou aquém de 3,70 reais desde o dia 1 de setembro, quando marcou 3,68 reais.
O BC (Banco Central) não fez leilão de swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, pois a BM&F também não abriu. Na véspera, a moeda dos Estados Unidos fechou em baixa após a ata da última reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) sinalizar que elevará os juros em dezembro. Mas o órgão ressalvou que a alta será gradual.
A ata do Fed mostrou que um número sólido de autoridades financeiras dos Estados Unidos defendeu subida de juros no próximo mês, mas os integrantes da unidade debateram evidências de que o potencial a longo prazo da economia norte-americana poderá ter se movido permanentemente para baixo.
As apostas na majoração de juros em dezembro vinha crescendo nas últimas semanas. Nesse contexto, investidores priorizaram a mensagem de que o aperto monetário deverá ser lento, trazendo algum alento aos mercados emergentes. (AG)
