Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump assina decreto que interrompe emissão de vistos de residência permanente nos EUA por 60 dias

Americano afirma que Brasil foi "por caminho diferente do da maioria da América do Sul". (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (22) a ordem executiva que interrompe, temporariamente, a emissão de vistos de residência permanente no país. O decreto vale por 60 dias, mas o republicano admite que o prazo pode ser estendido.

Nesta semana, Trump já havia sinalizado que assinaria tal decreto como medida para proteger o mercado de trabalho devido às consequências econômicas da pandemia de novo coronavírus. “Isso vai assegurar que norte-americanos desempregados em qualquer situação serão os primeiros na fila por empregos quando reabrirmos nossa economia”, disse Trump.

Profissionais de saúde e investidores

Alguns vistos permanentes, no entanto, continuarão sendo emitidos — apenas para as áreas consideradas essenciais no combate à Covid-19, como: médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e pesquisadores que atuem no combate à pandemia.

O governo dos EUA também manteve a emissão de vistos para investidores — uma das modalidades pela qual o estrangeiro pode solicitar residência no país. Filhos de norte-americanos também estão entre as exceções do decreto.

Sair da versão mobile