Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump aumentará deportações de imigrantes ilegais mesmo sem ficha criminal

(Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (21) um reforço no controle de imigrantes. O número de deportações deve aumentar. Uma família turca escolheu o mesmo caminho de milhares de imigrantes sem autorização que vivem nos Estados Unidos: atravessou a fronteira com o Canadá em busca de segurança.

A nova política de imigração publicada pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos promete mudar a vida de quem não está com os documentos em ordem. Nos últimos oito anos, as deportações sumárias ameaçavam apenas quem tinha cometido crimes graves, estava perto da fronteira, e tinha chegado há menos de duas semanas.

Agora, as expulsões poderão acontecer em todo o país. E o imigrante irregular que tenha chegado há menos de dois anos e tenha sido condenado por qualquer tipo de delito pode ser expulso em um julgamento acelerado.

Essas regras já estão em vigor. A previsão é que resultem em um aumento significativo de prisões e deportações; 15 mil novos agentes de imigração serão contratados. E a caçada aos cerca de 11 milhões de imigrantes irregulares também pode contar com a ajuda de policiais locais, desde que autorizados pelas prefeituras. O porta-voz da Casa Branca disse que o objetivo não é a deportação em massa.

O documento também prevê que a construção do muro na fronteira com o México vai começar em três estados: Califórnia, Arizona e Texas. Imigrantes sem documentos que tentarem trazer os filhos para os Estados Unidos usando coiotes, os traficantes de pessoas, serão processados criminalmente. Uma estradinha tranquila na fronteira do Canadá já se prepara para ficar cada vez mais movimentada. (AG) 

Sair da versão mobile