Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump cresce em pesquisa, mas 40% dos americanos temem sua eleição à presidência do país

Trump declarou a intenção de barrar a entrada de muçulmanos nos EUA. (Foto: Reprodução)

Realizada em parte antes de o empresário Donald Trump declarar a intenção de barrar a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, pesquisa aponta que o pré-candidato republicano aumentou sua liderança, com 35% das intenções de voto entre o eleitorado de seu partido. A possibilidade de ele ser o futuro presidente, no entanto, motiva preocupação em 25% e medo em 40% do total dos americanos.

Pesquisa do jornal The New York Times e da rede CBS News, disponibilizada parcialmente nessa quinta-feira, mostra que o discurso conservador está ecoando no país, com a disparada do senador pelo Texas Ted Cruz, membro do movimento de extrema-direita Tea Party, com 16%. Em comparação com estudo dos mesmos realizadores de outubro, Cruz tinha 4%. O médico aposentado Ben Carson, que estava em primeiro lugar, com 26% dos votos, ante 22% de Trump, caiu para o terceiro lugar, com 13%. O senador Marco Rubio (Flórida) aparece em quarto, com 9%. Os demais pré-candidatos têm 4% ou menos. A pesquisa foi conduzida entre 4 e 8 de dezembro. Trump fez sua declaração sobre muçulmanos no fim do dia 7.

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton lidera a disputa com 20 pontos de folga do segundo colocado, o senador Vermont Sanders. Entre os americanos, em geral, 23% se preocupam e 34% temem sua eventual eleição. (Thais Bilenky/Folhapress)

Sair da versão mobile