Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump não consegue explicar porque demitiu o diretor do FBI

Donald Trump foi incompetente ou agiu com más intenções? (Foto: NASA/Bill Ingalls)

Donald Trump foi incompetente ou agiu com más intenções? James Comey participava de um evento em Los Angeles (EUA), quando viu em algumas telas de TV a notícia de que Trump o havia demitido do cargo de diretor do FBI. Inicialmente, achou que se tratava de uma brincadeira.

O episódio certamente será explorado pelos futuros historiadores do 45.º presidente dos EUA, uma vez que aponta para um enigma central do governo Trump, cuja resposta pode determinar o futuro institucional do país ou indicar algo bem mais banal. Estamos diante de um governo caótico, que não faz jus ao lugar que ocupa na venerável tradição democrática americana, mas, ainda assim, é mais ridículo que nefasto?

Ou será que Trump – que acaba de se tornar o primeiro presidente, desde Richard Nixon, a demitir o homem que conduzia uma investigação formal sobre pessoas de seu entorno, e talvez sobre ele próprio – de fato constitui uma ameaça à democracia americana? Os democratas, obviamente, suspeitam o pior.

Mesmo antes da demissão de Comey, já exigiam que os líderes republicanos no Congresso lançassem uma investigação especial sobre o alvo das apurações do FBI: as tentativas que a Rússia teria feito de favorecer Trump na eleição presidencial do ano passado. (AE)

Sair da versão mobile