Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump sugere que mulheres devem ser punidas se fizerem abortos ilegais

O magnata republicano Donald Trump. (Foto: Charlie Neibergall/AP)

Em mais uma das suas declarações polêmicas na campanha eleitoral, o republicano Donald Trump disse que as mulheres que fizerem abortos devem ser punidas. O magnata que disputa a corrida presidencial dos EUA não especificou qual tipo de pena deveria ser aplicada em casos como este.

No entanto, a frase foi o bastante para uma forte reação na imprensa e nas redes sociais, sobretudo entre as mulheres americanas. Mais tarde, Trump emitiu um comunicado em que mudava sua posição sobre o tema. O republicano disse que o médico que realizasse o aborto deveria responder pela ação, caso o procedimento fosse ilegalizado no país – e não as mulheres. Porém, ao ser perguntado sobre a possibilidade de proibição do aborto nos EUA pelo comentarista político Chris Matthews, da rede MSNBC, o empresário havia dado uma resposta direta. “Deve haver algum tipo de punição Não defini que tipo de punição deveria ser.”

O bilionário se definiu como “pró-vida com três exceções”, mas também não esclareceu quais seriam estes casos na entrevista em Winsconsin. O estado americano realizará suas prévias na próxima semana. Em seguida, a democrata Hillary Clinton repudiou a declaração do rival. “Logo quando você pensava que não poderia ficar pior. Horrível e revelador”, escreveu ela no Twitter. (AG)

Sair da versão mobile