Ícone do site Jornal O Sul

Dono da empreiteira UTC deu quase 7 mil reais em vinhos como presente para ministro da Casa Civil

Wagner teria recebido as bebidas como presente de aniversário, quando ainda era governador da Bahia (Foto: EBC)

Em sua delação premiada, o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, apresentou comprovantes de que presenteou Jaques Wagner, então governador da Bahia pelo PT e atual ministro da Casa Civil, com 6,8 mil reais em vinhos. O mimo – três garrafas de Vega Sicília Gran Reserva – foi recebido em 16 de março de 2014, data do aniversário de Wagner.

Junto à nota fiscal, há copia de um e-mail da secretária do empreiteiro: “Abaixo, o endereço de retirada dos vinhos para o doutor Jaques Wagner. Doutor Ricardo escreverá um bilhete [também reproduzido pela investigação e anexado].”

Em suas declarações, Pessoa explica que os brindes mais caros eram enviados a clientes específicos e agentes públicos, como governantes e parlamentares. “A intenção era manter o bom relacionamento”, justificou.
Embora o código de ética dos agentes públicos federais proíba a aceitação de presentes com valor acima de 100 reais, a norma não se aplica necessariamente aos governos estaduais.

Em outro depoimento, o dono da UTC menciona doações oficiais a políticos como Wagner, que recebeu 2,4 milhões de reais em 2010, no pleito que o relegeu governador. frisando nunca pedir nada em troca. Pessoa afirma, porém, que a iniciativa “abria portas” para a empresa.

A assessoria de Wagner, por sua vez, informou que ele não tem registros de presentes recebidos e nem se recorda dos vinhos. (Folhapress)

Sair da versão mobile