Ícone do site Jornal O Sul

Dorian causa inundações no Canadá após devastação nas Bahamas

700 soldados serão enviados para a região para realizar a retirada de moradores de áreas inundadas. (Foto: Andrew Vaughan/The Canadian Press)

Quase uma semana depois de devastar as Bahamas, onde deixou pelo menos 43 mortos, Dorian, agora classificado como ciclone, causou prejuízo no Canadá, com ventos violentos e inundações nas zonas costeiras. Até o momento, não há informações de vítimas fatais, ou de feridos em estado grave.

Dorian chegou nesse sábado (7) no Canadá, na cidade de Halifax, depois de ter sido categorizado pelo Centro Canadense de Furacões como “ciclone pós-tropical muito intenso”, com ventos de 140 km/h.

Neste domingo (8), por volta das 6h da manhã (no horário de Brasília), os ventos chegavam a 130 km/h, e Dorian seguia na direção do mar. De acordo com as autoridades, mais de 500 mil casas estavam sem luz ao longo da costa nas províncias de Nova Escócia, Nova Brunswick e Ilha do Príncipe Eduardo.

Uma grua de construção foi derrubada em Halifax, e o Centro Canadense de Furacões relatou “inúmeros informes” de árvores derrubadas, fortes chuvas e inundações ao longo do litoral.

O premiê canadense, Justin Trudeau, disse que seu governo está “pronto para ajudar o Canadá atlântico frente a essa tormenta”. O ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, anunciou o envio de 700 soldados para a região para colaborarem na recuperação do serviço de energia elétrica e na retirada de moradores em áreas inundadas.

Sair da versão mobile