Ícone do site Jornal O Sul

Durante encontro com o presidente argentino Mauricio Macri, Donald Trump diz que Venezuela é “uma bagunça”

Macri foi recebido pelo Presidente dos Estados Unidos, ele realizou uma reunião a sós com Donald Trump na Casa Branca. (Foto: Divulgação Casa Rosada)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nessa quinta-feira (27) seu colega argentino, Mauricio Macri, e disse que “a Venezuela é uma bagunça”. O conteúdo do encontro não foi divulgado, mas Trump disse que conhece Macri há 25 anos e que, na Presidência, serão “mais amigos do que nunca”. “Conheço Macri muito bem, é uma grande pessoa e um grande líder.”

Por sua vez, o líder argentino disse que sua visita aos EUA tinha como objetivo “construir relações mais fortes e de longo prazo entre os dois países”. Trump vinha evitando se pronunciar sobre a crise econômica e política na Venezuela. Nas últimas semanas, se intensificaram episódios de violência em protestos contra o presidente Nicolás Maduro e, na quarta-feira, o governo venezuelano anunciou que pretende se retirar da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A OEA vem encabeçando a pressão internacional contra as violações de direitos humanos na Venezuela e, pouco antes de o país anunciar sua retirada, o organismo havia convocado uma reunião de chanceleres sobre a crise no país. Sobre a saída da Venezuela da OEA, Trump disse pretende esperar para “ver o que vai acontecer”. É a primeira vez que um Estado anuncia sua desvinculação da organização desde a sua criação, em 1948. A Venezuela acusa a OEA de querer “intervir e tutelar” o país e diz que os governos de nações vizinhas que chancelam as iniciativas da entidade regional são “mercenários e lacaios dos EUA”. (Folhapress)

 

Sair da versão mobile