Na terça feira (12), integrantes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e do 1º Pelotão Ambiental de Passo Fundo acompanharam o término dos trabalhos de retirada dos pneus depositados irregularmente em propriedade particular na localidade de Esquina Penz, zona rural do município de Ernestina.
Foram retirados 1.050 toneladas de resíduos, com uma quantidade aproximada de 200 mil pneus. O material foi reciclado como combustível alternativo para as indústrias de cimento e na produção de grama sintética. A limpeza da área foi possível por meio de uma parceria com a empresa Reciclanip, uma associação sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, que começou a retirada dos pneus em 17 de fevereiro.
Aedes aegypti
Em janeiro de 2016, um Termo Circunstanciado foi lavrado ao proprietário do imóvel rural pelo descarte irregular de pneus a céu aberto. Cópias dos autos foram enviados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário da Comarca de Passo Fundo. No dia 13 de fevereiro deste ano, dia da Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes aegypti, com a finalidade de encontrar alternativas para a remoção dos pneus e neutralizar a ação de vetores da dengue e de outras doenças, uma força tarefa foi montada com a participação da Prefeitura Municipal de Ernestina, 3º BABM, 3º Regimento de Polícia Montada, Defesa Civil e 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Em sentença o Poder Judiciário da Comarca de Passo Fundo determinou o recolhimento dos pneus para ser dada a destinação final ambientalmente adequada.