A economia brasileira registrou novo “encolhimento” no terceiro trimestre deste ano, o que mostra que o País ainda está distante de sair do cenário de recessão em que se encontra, segundo dados divulgados pelo BC (Banco Central) nesta quarta-feira (18).
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), teve retração de 1,41% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, considerando o ajuste sazonal.
Esse é o quarto trimestre seguido de queda do nível de atividade, segundo números revisados do BC para o IBC-Br. No último trimestre de 2014, a economia teve contração de 0,50%. Já nos três primeiros meses de 2015, o nível de atividade recuou 1,04%, seguido por uma retração de 2,09% no segundo trimestre e de 1,41% entre julho e setembro.
Somente em setembro, o nível de atividade registrou retração de 0,5%. Foi a quarta queda mensal seguida do indicador. Neste ano, somente os meses de fevereiro (0,57%) e maio (0,01%) não tiveram contração mensal do nível de atividade, de acordo com os números revisados do Banco Central. (AG)