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Ecosport brasileiro é símbolo da globalização da Ford

Modelo desenvolvido no Brasil, produzido na América do Sul e que será comercializado na Rússia é exemplo da plataforma global da marca. Foto: Divulgação

Modelo desenvolvido no Brasil, validado na Europa e que será comercializado na Rússia é exemplo da plataforma global da marca. Foto: Divulgação

Graças ao Ecosport, primeiro carro global da marca desenvolvido no Brasil, o time de Calibração de Motores da Ford América do Sul, sediado no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, conquistou o prêmio interno de Diversidade e Inclusão pela coordenação do trabalho que envolveu equipes de diferentes países.

Os calibradores que realizaram esse trabalho são da América do Sul, as mudanças foram desenvolvidas na América do Norte, a validação foi feita na Inglaterra, Espanha e Finlândia e o veículo será produzido e vendido na Rússia. “É um trabalho que mostra a abrangência e o aproveitamento da estrutura global da Ford para atender as necessidades de diferentes mercados do mundo”, diz Breno da Silveira, gerente de Operações de Powertrain da Ford América do Sul.

Tanto os motores 1.6 e 2.0 Flex que equipam o EcoSport no Brasil como a versão 2.0 a gasolina destinada a outros mercados, foram desenvolvidos pelo time de calibração da América do Sul, usando um sistema único de controle. Para o EcoSport russo, o plano era usar a calibração do motor a gasolina desenvolvida para a Argentina, mas o software teve de ser modificado para atender às necessidades específicas do mercado russo, que incluem diferentes níveis de altitude, emissões e temperaturas de até 40°C negativos.

Para esse desenvolvimento, alguns membros da equipe foram enviados aos EUA. As rodagens de teste em clima quente foram feitas na Espanha e, em clima frio, na Finlândia, pelo time Europeu. Já os testes de durabilidade foram realizados no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica.

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