Ícone do site Jornal O Sul

Eddie Redmayne vai viver autor de “O Mágico de Oz” no cinema

Ator Eddie Redmayne vai viver no cinema o escritor americano L Frank Baum. (foto: reprodução)

O Oscar realmente mudou a carreira de Eddie Redmayne. Premiado por sua atuação como o cientista Stephen Hawking na cinebiografia “A Teoria de Tudo” (2014), o ator inglês tem recebido inúmeros convites para bons projetos no cinema.

A novidade agora é um outro filme-biografia, sobre o criador de “O Mágico de Oz”, o escritor americano L Frank Baum. O roteiro, do estreante Josh Golden, é focado no início da vida de Baum, que, antes de se imortalizar com o universo fantástico que criou inspirado pela sobrinha doente Dorothy, deu uma série de tropeços profissionais, primeiro se arriscando em um livro sobre aves exóticas e depois como dono de loja e editor de jornal.

O título, a princípio, é “Road to Oz” (Estrada para Oz, em tradução direta). O envolvimento de Redmayne com o projeto, de acordo com o site americano The Tracking Board, pode indicar que o estúdio New Line está em busca de um diretor também de renome para o longa.

Nascido em 1856 em uma rica família metodista de Nova York, Baum chegou a fazer incursões no teatro e na literatura – com a obra, voltada para o público juvenil, sobre aves – antes de se mudar para o que hoje é Dakota do Sul, onde, além de ter uma loja e editar um jornal, ele escreveu uma peça controversa sobre o extermínio dos índios americanos.

Mas foi em Chicago, para onde se mudou mais tarde com a mulher, a proto-feminista Maud Gage Baum, que sua carreira deslanchou, como autor do livro que se tornaria um clássico “O Mágico de Oz”, e suas treze sequências. A primeira adaptação do título para o cinema se deu em 1939, com Judy Garland à frente do elenco.

Outros dois projetos de Redmayne que têm sido notícia são o filme “Animais Fantásticos” e “Onde Habitam”, primeiro spin-off (derivado) da saga Harry Potter, da qual será o protagonista, e “The Danish Girl” (ainda sem título em português), em que faz um transgênero.

Sair da versão mobile