O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste domingo (08), de uma manifestação de apoiadores do seu governo em Brasília. Ele acompanhou motociclistas em um passeio de 32 quilômetros, da Praça dos Três Poderes às cidades-satélites de Ceilândia e Taquatinga. Antes, o presidente recebeu os participantes na rampa do Palácio do Planalto.
Uma manifestação de apoio a Bolsonaro já havia ocorrido em Brasília no Dia das Mães, em maio. Os apoiadores decidiram repetir o ato no Dia dos Pais. Entre as pautas defendidas por eles, estão a isenção de pedágio para motociclistas e o voto impresso, que tem provocado conflito entre o presidente e o ministro Luís Roberto Barroso, que comanda o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No sábado (07), Bolsonaro participou de um passeio de moto com apoiadores em Florianópolis (SC). Durante o evento, ele voltou a fazer acusações contra o sistema eleitoral brasileiro. “Querem no tapetão decidir as coisas no Brasil. Isso não pode ser dessa maneira. Democracia nasce do voto responsável e contabilizado”, disse.
Bolsonaro defende a adoção do voto impresso, mas a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata do assunto foi derrotada na comissão especial da Câmara por 23 votos a 11. No entanto, na sexta-feira (06), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que levará ao plenário a matéria.
A proposta deve ser votada até quarta-feira (11). Por se tratar de uma PEC, são necessários pelo menos 308 votos em dois turnos – na Câmara e no Senado.
